quarta-feira, 13 de março de 2013

Aula 7 - Fases do Turno e Invocações Normais

Cada duelo é composto de turnos. O primeiro jogador é decidido à sorte, ao acaso e ele fica com o primeiro turno, depois o próximo turno é do oponente e volta ao primeiro jogador, sempre nessa sequência. Cada turno é composto por 6 fases. Vamos abordar uma por uma:

1) Fase de Tirar: Tira-se uma carta do baralho e outras cartas rápidas podem ser jogadas nesta fase após tirar uma carta. (Veremos isso de cartas rápidas mais para a frente)

2) Fase de Espera: Nada de especial acontece a não ser que uma carta diga para se fazer algo nesta fase, além de poderem ser ativadas cartas rápidas.

3) Fase Principal 1: Aqui pode se jogar qualquer carta e usar qualquer efeito, a não ser que alguma carta proíba isso de acontecer. Invocar monstros, ativar magias e armadilhas, ativar efeitos de magias, armadilhas ou monstros, colocar cartas de monstro, magia ou armadilha para baixo.

4) Fase de Batalha: Aqui os monstros lutam entre si conforme já explicado anteriormente, cada monstro atacante tendo o direito a atacar uma vez por turno.

5) Fase Principal 2: Pode-se fazer o mesmo que na FP1 (ou MP1) seguindo as mesmas restrições devido a fazerem as duas parte do mesmo turno.

6) Fase Final: Os efeitos que estavam ativos (a maioria) expiram e terminam, efeitos que ativam na Fase Final ativam agora e para terminar se o jogador a quem pertence o turno tiver mais de 6 cartas na mão tem de descartar cartas para o cemitério até ter 6.

Pode apenas ser feita uma invocação normal por turno ou um Set Normal(1). Pode-se mudar a posição de uma carta no campo apenas uma vez por turno por carta (excepto com efeitos de outras cartas, que não há limite). Quando se muda um monstro de "face para baixo" ("face-down" em inglês) para "face para cima" ("face-up" em inglês) dá-se a isso o nome de Invocação de Virada ("Flip Summon" em inglês), essa conta como uma mudança de posição e, portanto, só pode ser feita uma vez por turno por cada monstro.


Notas:
(1) Set refere-se à colocação de uma carta no campo virada para baixo. Pode ser de monstro, magia ou armadilha, cada uma nos seus locais específicos. Neste caso estou me referindo a invocação de forma Set (de monstro, portanto).

Sem comentários:

Enviar um comentário