quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Aula 1 - Básico sobre Yugioh e Formas de Vencer

Bem-vindos desde já a este conjunto de aulas de forma virtual sobre esta temática. Irei tentar tornar as aulas o mais interativas possível a fim da aprendizagem se tornar mais fácil. Vou hoje abordar dois assuntos: o básico sobre Yugioh e as formas de vencer um duelo.

1) Básico sobre Yugioh

Existem dois termos que definem "jogo" em Yugioh: duel e match. Um duel, também chamado em português de "duelo", é cada jogo individual de Yugioh. Um match é um conjunto de duelos que é jogado à melhor de três duelos (quem ganhar dois duelos primeiro ganha o match). Estes dois tipos de jogo são os mais comuns no mundo Yugioh, ambos presentes no jogo online mais jogado de Yugioh. Cada duelo é composto por rondas que vão alternando de jogador para jogador e ambos começam com 8000 LP (Life Points), também chamados PV (Pontos de Vida) em português mas no tutorial iremos usar a sigla LP.

2) Como Vencer um Duelo

Existem 3 formas de ganhar um jogo de Yugioh: reduzindo os LP do oponente a 0, forçando o oponente a ficar sem cartas no baralho (Deck Out) ou por uma Condição Especial de Vitória. Vamos abordar cada uma por vez:

a) Reduzir LP a 0. É a forma mais comum de vencer. Pode se reduzir eles através de ataques e/ou efeitos de cartas. Os LP também podem ser aumentados através de efeitos de cartas (tanto os nossos como os do oponente), portanto nem sempre 8000 pontos de dano = Vitória.

b) Deck Out. Um jogador perde por deck out assim que for requerido a ele comprar cartas (draw) do baralho e não tiver nenhuma/suficientes. Gostaria de salientar nesta parte duas coisas fundamentais: NÃO se perde o duelo se não se tiver cartas no baralho e NÃO se perde o duelo se for necessário enviar cartas do baralho para o cemitério sem ter cartas suficientes no baralho.

c) Condições Especiais de Vitória. Há vários efeitos de cartas que permitem a um jogador vencer o duelo se a cumprir. Entre essas condições descatam-se duas mais usadas: "Exodia the Forbidden One"(1) e "Final Countdown"(2). Ao todo existem oito cartas que permitem ganhar de forma automática usando este esquema. (3)

Caso os dois jogadores consigam atingir ao mesmo tempo uma condição de vitória, seja ela a mesma ou não, o jogo termina empatado.

Ainda só demos o mais básico do jogo. Na próxima aula iremos abordar o básico das cartas e a que é que devemos prestar mais atenção em cada uma. Aviso desde já que é necessária força de vontade para aprender, portanto se não a tens podes parar por aqui. Caso tenhas força de vontade estou aqui a fim de dar o meu melhor para poderes aprender este complexo "jogo de cartas para crianças", que até ao momento é o mais complexo jogo de cartas que existe, dos que conheço.


Notas:
(1) Exodia the Forbidden One: "When you have "Right Leg of the Forbidden One", "Left Leg of the Forbidden One", "Right Arm of the Forbidden One" and "Left Arm of the Forbidden One" in addition to this card in your hand, you win the Duel." (Quando você possuir "Perna Direita do Proibido", "Perna Esquerda do Proibido", "Braço Direito do Proibido", "Braço Esquerdo do Proibido" em adição a esta carta na sua mão, você vence o Duelo.)
(2) Final Countdown: "Pay 2000 Life Points. After 20 turns have passed (counting the turn you activate this card as the 1st turn), you win the Duel." (Ative por pagar 2000 LPs. No fim do 20º turno após a ativação desta carta, você vence o Duelo.)
(3) As outras cartas são: Destiny Board, Last Turn, Vennominaga the Deity of Poisonous Snakes, Exodius the Ultimate Forbidden Lord, The Creator God of Light, Horakhty e Number 88: Gimmick Puppet of Leo.

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