sábado, 23 de fevereiro de 2013

Aula 3 - Campo de Jogo e Batalhas

Vamos hoje continuar na parte básica do jogo e abordar dois aspectos fundamentais em Yugioh: as várias divisões do campo de cada jogador e como se desenrolam as batalhas, batalhas essas de forma bem resumida, se fosse em detalhe daria à vontade umas 100 aulas, sem exagero. Bem, vamos começar pelo campo.



Como podem ver ele contém 14 espaços mais um que não é mostrado aqui que é a Zona de Banimento, para onde vão as cartas removidas do jogo. Na maioria dos jogos ela é considerada como existindo algures á direita do Cemitério ou por cima dele.

Vamos dividir o campo em números para ficar mais fácil de identificar. Fica então assim:
01 02 03 04 05 06 07
08 09 10 11 12 13 14

Já que falámos no Cemitério, ele corresponde à zona 07 (relembro que esta contagem não é oficial, é somente para ajudar a entender onde elas são) e do lado oposto fica o local para magias de campo, no número 01. O número 08 corresponde ao Extra Deck(1) e o número 14 ao Main Deck(1). As zonas 02-06 são as zonas de cartas de monstro e as zonas 09-13 são as zonas de cartas mágicas e de armadilha.

Também existe a Mão (Hand) que corresponde às cartas que seguramos na nossa mão e o Limbo(2).

Agora vamos falar de como se desenrolam as batalhas em Yugioh. Em primeiro lugar temos de entender quais as possíveis posições das cartas de monstros. Podem estar viradas para baixo ou para cima e podem estar em posição de ataque ou de defesa. A posição de ataque determina-se por a carta estar em pé, na posição correspondente a cada espaço no campo, em forma de 8. A posição de defesa é com a carta deitada, em forma de infinito, com os lados dela (e não com as pontas) virados para os jogadores. Somente monstros em posição de ataque podem atacar, enquanto que monstros em qualquer posição podem defender. Há 2 cenários possíveis, portanto, numa batalha: Atk vs Atk e Atk vs Def. Vamos abordar cada um dos casos em particular:

Atk vs Atk:
Ganha a batalha o jogador com o monstro com ataque mais elevado, infligindo dano ao jogador derrotado igual à diferença entre os dois ataques. O monstro destruído vai para o cemitério. Caso o ataque de ambos seja igual não há dano e são os dois destruídos, indo os dois para o cemitério.

Atk vs Def:
Compara-se o ataque do monstro atacante com a defesa do monstro defensor. Se o monstro atacante tiver Atk superior à Def do defensor, o monstro defensor é destruído e NÃO há dano de batalha. Caso o monstro defensor tenha Def superior ao Atk do monstro atacante é infligida a diferença ao jogador atacante mas NENHUM dos monstros é destruído. Caso o Atk seja igual à Def nenhum monstro é destruído e nenhum jogador leva dano dessa batalha.

Espero que tenhas gostado e tenham aprendido alguma coisa nesta aula. O que não tiverem entendido releiam que devem entender. Se mesmo assim tiverem alguma dúvida/questão não hesitem em me contactar num dos contactos fornecidos no primeiro post do blog.


Notas:
(1) Deck = Baralho.
(2) Limbo corresponde a um local imaginário onde os monstros estão antes de serem invocados, quando se tenta fazer a invocação. É um termo não-oficial, existindo apenas para facilitar o entendimento de certas situações que veremos algumas lições à frente.

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