Agora que já entendemos o básico dos básicos vamos passar a saber que informações podemos tirar de cada uma das cartas do jogo e onde essas informações se encontram. Primeiramente, há 3 tipos de cartas (não confundir tipos de cartas com tipos de monstros, que veremos mais adiante): Monstros (Monsters), Magias (Spells) e Armadilhas (Traps). Monstros são as cartas-base do jogo, o jogo gira em torno deles, é por isso que se chama a este jogo um jogo de "batalha de monstros". Eles têm um aspecto como o seguinte:
Em cima à esquerda lê-se o nome dele, neste caso ele chama-se Jinzo. À direita do nome encontra-se o atributo dele, neste caso Dark. Imediatamente abaixo é o nível, alinhado à direita, contando cada estrela como um nível, portanto este monstro é de nível 6, ou seja, tem 6 estrelas. Logo abaixo existe a imagem da carta, do monstro em causa. Dentro do quadrado abaixo existem mais 5 informações importantes:
- Tipo de Monstro: Machine
- Com ou sem efeito: Com efeito, neste caso, pela presença da palavra Effect que significa "Efeito"
- Descrição da carta: Neste caso descreve o efeito que ele contém; no caso de monstros sem efeito a descrição tem um texto não significativo apenas falando sobre o monstro em si, digamos que nos contando a histórias e características dele, não fundamentais nem relevantes em nenhuma parte do jogo.
- Pontos de Ataque: 2400
- Pontos de Defesa: 1500
Pode parecer difícil assimilar tudo isso mas com o tempo e a prática vai-se assimilando aos poucos. Confesso que eu próprio por vezes também me confundo, mais antes, entre o que é o atributo e o que é o tipo do monstro. Visto eles serem usados em situações semelhantes... é como se fossem os pontos de ataque e defesa, usados em batalha, em termos de similaridade. De resto as outras 7 características não parecem muito difíceis de entender e decorar: nome, nível, imagem, com ou sem efeito, descrição, pontos de ataque e pontos de defesa. Relembro que não precisam de saber tudo isso de cor, têm é de conseguir identificar essas características olhando para uma carta como esta.
Vamos agora prosseguir às cartas mágicas:
Algumas características revelam-se semelhantes nas cartas mágicas e de armadilha, em relação às cartas de monstros, no entanto com menos coisas para memorizar. Apenas contêm:
- Nome: Monster Reborn
- Tipo de carta: Spell Card
- Imagem da Carta
- Descrição, que nas cartas mágicas (spells) sempre significa o efeito delas.
E mais nada, somente isso. Mais à frente iremos dar cada um dos tipos de cartas em mais pormenor mas por enquanto isto é suficiente. As cartas mágicas são usadas normalmente em ajuda às nossas próprias estratégias, montando, ou ajudando a montar, as nossas jogadas de forma a derrotar o inimigo/adversário. Podem usar o número que quiserem delas por turno, não há limite (a não ser que a carta especifique isso na descrição).
Agora passamos a falar sobre as Trap Cards (Cartas de Armadilha). Contêm o mesmo que as cartas mágicas, ou seja:
- Nome
- Tipo de Carta
- Imagem
- Descrição
Assim como as cartas mágicas, também possuem um sinal/símbolo no local onde existe o atributo dos monstros. Esse sinal simboliza o tipo de carta e tem lá escrito "Spell" ou "Trap" consoante seja uma carta mágica ou de armadilha, respectivamente. Em baixo do tipo de carta aparece um símbolo que corresponde aos caracteres japoneses referentes a esse mesmo tipo de carta (sim porque Yugioh é um jogo de origem japonesa, é por isso que foi baseado num anime com o mesmo nome).
Parece complicado até agora? Não é muito, verão que não com o tempo, basta se irem habituando. Já se inscreveram no site que forneci no primeiro post do blog? Caso não o tenham feito aconselho e depois procurem pelo meu nick/nome de utilizador lá: tifimeco. Até mesmo se não entenderem bem como funciona o site basta me questionarem, quer por comentário no blog quer por e-mail/msn/skype que terei todo o prazer em vos dizer as funcionalidades dele. Até à próxima aula!
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